19.9.06

Lembras-te das coisas todas em que eu acreditava? De me cantares canções que inventavas naquele instante? No outro dia enquanto passava uma camisa a ferro (foi assim também enquanto passava a ferro que mandei uma sms corria o dois-mil-e-quatro "hoje? Pode ser hoje?". E foi. Foi em Outubro.) disse-te que sabia que tu, tu eras capaz de tudo por mim. Que via as coisas e me custava. Mas que tu, tu não. Tu nunca me falhaste pai. E senti que uma lágrima era engolida pela tua garganta e eu deixei que as minhas escorressem porque sempre fomos os dois feitos desta massa bruta que nos faz tão iguais. Tão orgulhosos que somos. Só quem nos leva o coração nos tira o orgulho. Tão iguais que somos! Quando o avô Luís morreu, o teu pai, só nesse dia nos permitimos um abraço mais prolongado mal eu cheguei ao pé de ti e tu murmuraste "temos que ser fortes" e sabia que te referias a nós dois. A mesma massa bruta! Ás vezes pai, estou cansada de ser forte. Pelos outros, por mim. Somos pilares e isso é um peso tremendo. A sensação que se cairmos há um mundo a cair connosco. "Deixa lá" dizes-me. Olho para ti e tenho de novo oito anos e só me apetece sentar-me sobre os teus joelhos enquanto me contas histórias engraçadas só para eu me rir. Gostavas de me ver rir. Dizias que a minha gargalhada enchia o mundo. Se eu te contasse pai, se te contasse, ias achar que de nada valeu teres acendido a vela à nossa Sra. da Atalaia, pela promessa que lhe fizeste por te ter doído tanto o meu olhar vazio no dois-mil-e-quatro. Disseste-me nessa altura que eu era a última pessoa a quem esperavas ver quebrar e eu disse-te que os bravos também quebram.
Achas-te no último Agosto que os meus olhos tinham de novo brilho e foste pagar a promessa. Não tenho coragem de te dizer que a nossa Sra. da Atalaia não cumpriu a parte que lhe cabia. Se olhou por mim neste tempo não dei por nada. Mas gostava de te pedir que falasses com ela e lhe pedisses que olhasse por mim. Pode ser que ela te oiça.
Fico-me por aqui. Desculpa lá pai. Mas sei que me entendes. Já nem sei porque escrevo. É uma outra forma de verbalizar. Falar de mim tem sido coisa rara. E o mais engraçado é que aos olhos dos outros eu continuo exactamente igual.



um beijo Pai.